domingo, 18 de abril de 2010

Da Favela para o Havaí, do Havaí para o Mundo!

Sou muito fã de programas como o Extreme Makeover Home Edition, uma série da TV americana ABC e que pode ser vista aqui no Brasil pelo canal a cabo do People + Arts, ou LIV! O programa é comandado pelo apresentador Ty Pennington que conta com a ajuda de sua trupe para transformar casas completamente destruídas em lares incríveis. Deve ser maravilhoso poder fazer algo assim, realizar o sonho das pessoas. Choro sempre em cada programa que assisto, é impossível ficar inerte ao ver os olhares de satisfação e a emoção de quem esta recebendo praticamente um milagre na vida!

É emocionante, eles realmente transformam a vida das pessoas, não é só uma casa nova, são sonhos renovados, a esperança de uma vida melhor, de que existe um futuro diferente do eles haviam imaginado e que com certeza tudo será muito melhor.
Hoje me senti feliz ao ver que aqui no Brasil também temos esse tipo de programa e pessoas com um coração bacana e afim mesmo de ajudar, estou me referindo ao Luciano Huck e ao programa que assisti com o garoto Naamã no sábado dia 06/03.
Para quem não sabe dá historia, vou explicar um pouquinho. Naamã é morador do morro do Cantagalo no Rio de Janeiro e participa do projeto Favela Surf Club, que pelo o que eu entendi foram eles que o indicaram para participar programa. O garoto que já perdeu um irmão para o tráfico e não tinha nem geladeira em casa foi convidado pelo Luciano Huck para conhecer o surfista Kelly Slater e surfar com ele no Hawai, com a promessa de nunca seguir o mesmo caminho que o irmão escolheu. Foi muito bacana todo o programa, o garoto realmente se emocionou e acho que pela primeira vez eu vi alguém entender o sentido de tudo aquilo.
Naamã, esse menino vai ficar na minha cabeça. Grande garoto! Ele entendeu que não se tratava só de realizar o sonho de surfar no Havaí, ou de conhecer o Kelly Slater. Ele entendeu que pode mudar o seu futuro, que pode construir um novo final para sua história.

“eu pensava que as coisas iam ser mais fáceis, mas eu to vendo agora realmente, que agora que eu estou ficando mais velho, to vendo como que é a vida, to aprendendo mais com a vida.... Eu pensava que inglês não ia mudar nada na minha vida, e a escola também a mesma coisa, eu pensava que faltar na aula ia ser bom, matar aula quase todo dia... E agora eu parei pra pensar, que matar aula não é bom...” (Naamã)

Naamã resolveu que quer mais da vida! E descobriu que existe um outro mundo, muito diferente do que ele conhece, que vai além de pegar ondas e se conformar com a vida que leva. Um mundo de oportunidades novas mas que também irá exigir muito dele. Vai exigir dedicação, disciplina e muita determinação. Três “D’s” fundamentais para quem quer crescer na vida. Naamã saiu desse programa com vontade de estudar, quer falar inglês, está com sede de aprender. Mas uma lição muito importante com certeza esse garoto já aprendeu, a de que ninguém consegue ser alguém na vida sem estudo. Quem dera que muitas outras crianças pudessem pensar assim, principalmente aquelas que tem oportunidades melhores e desprezam isso. Ou ainda os pais, que não estimulam e não incentivam os seus filhos. Criança, precisa de escola, precisa de boa educação e bom exemplo em casa também. Sucesso Naamã, boa sorte garoto!


Parabéns Luciano e Caldeirão, foi uma matéria emocionante que ficou longe na pieguice e do assistencialismo oportunista!


Assista ao vídeo no Site do Caldeirão do Huck!

Nenhum comentário:

Postar um comentário